O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA PROTEGIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO / THE CHALLENGE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PROTECTED AREA AT RIO DE JANEIRO CITY

Autores/as

  • Nadja Maria Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vivian Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.26185

Palabras clave:

unidade de conservação, educação ambiental, escolas, conservação, e impacto socioambiental e ensino fundamental.

Resumen

Conectar o conhecimento das áreas protegidas brasileiras ao cotidiano das escolas próximas deve ser uma das prioridades da educação ambiental formal. O projeto "A Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca: um Programa de Educação Ambiental para Comunidades" em desenvolvimento pelo Grupo de estudos Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – GEA/UERJ, tem por objetivo desenvolver, junto aos professores e alunos do ensino fundamental, práticas pedagógicas participativas em Educação Ambiental, com o desafio de utilizar o princípio da conservação ambiental como uma das leituras do mundo e ligação com a realidade local, sendo esta representada pelos recursos naturais e remanescentes florestais do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), maior unidade de conservação da cidade do Rio de Janeiro. Até então, foram capacitados 65 professores e cerca de 3000 alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, no caminho da formação de uma rede de conhecimento e atuação na conservação ambiental da área protegida através da gestão participativa. As principais atividades do projeto são: informar e orientar professores e alunos sobre os impactos e soluções ambientais e socioculturais na área protegida; avaliar o desempenho das escolas selecionadas na aplicação/utilização do manual do professor em sala de aula; e formar a rede de conhecimento e diálogo entre as escolas contempladas e destas, com a administração da UC. Foi confeccionado e está sendo utilizado nas escolas, um manual (impresso e em e-book) com 10 módulos de aulas teóricas e atividades práticas, incluindo material e técnicas de sensibilização sensorial para deficientes visuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nadja Maria Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Departamento de Geografia Física, Instituto de Geografia (IGEOG) - UERJ

Vivian Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Departamento de Geografia Física, Instituto de Geografia (IGEOG) - UERJ

Publicado

2018-06-18

Cómo citar

COSTA, Nadja Maria Castilho da; COSTA, Vivian Castilho da. O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA PROTEGIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO / THE CHALLENGE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PROTECTED AREA AT RIO DE JANEIRO CITY. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. e26185, 2018. DOI: 10.12957/geouerj.2018.26185. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/26185. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a