Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Protegidas — Projeto a Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49225Palavras-chave:
Educação ambiental, Unidade de Conservação, conservação da natureza, desenvolvimento sustentável.Resumo
O Parque Estadual da Pedra Branca é a segunda mais importante Unidade de Conservação
do municio do Rio de Janeiro e seus recursos naturais encontram-se ameaçados pelas diversas ações impa.ctantes que vêm ocorrendo. Por sua vez, as escolas próximas ainda desconhecem seu valor e importância, da mesma maneira que necessitam de práticas
educativas que as capacitem para servirem de agentes de proteção e difusão do Parque, como área a ser protegida. Neste sentido, está sendo criada uma rede de conhecimento em educação ambiental nas escolas públicas municipais (ensino fundamental e médio) que se localizam em seu entorno. As ações educativas formais já contemplaram duas escolas municipais, localizadas nas vertentes norte e nordeste do Parque, compreendendo capacitação de seis professores e aproximadamente 160 alunos da 4 série do ensino fundamental, desempenhando, portanto, o seu papel na conservação em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.