Ciência como arte na obra de Paul Feyerabend:
Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.77229Resumen
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a relação entre ciência e arte nos três livros mais conhecidos de Paul Feyerabend – Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão. O fio condutor dessa revisão é o palco, cuja imagem de realidade e representação foi evocada pelo próprio Feyerabend em outro livro, Conquista da abundância, ao falar da sua concepção de realismo tanto nas artes quanto nas ciências. Nessa perspectiva, o real é abundante e plástico, podendo ser abordado de várias formas, mas não necessariamente respondendo a todas elas. O caráter performativo do realismo feyerabendiano nas ciências e nas artes também atravessa a questão política, que é onipresente em sua obra.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristina de Amorim Machado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Em Construção está licenciada bajo Licencia Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Em Construção pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista Em Construção.