Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB) Obs.: Casos especiais serão objeto de avaliação do Conselho Editorial
  • Todos os enderços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), a identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. As instruções estão disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega

Diretrizes para Autores

A Revista Em Construção: Arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência é uma publicação semestral de caráter científico, acadêmico e cultural, que aceita trabalhos originais, resenhas e traduções em fluxo contínuo. Além disto, também publicamos dossiês temáticos que são previamente divulgados na seção de notícias.

A avaliação utilizada pela Revista segue uma primeira análise formal, na qual é verificado se o trabalho se enquadra em nossas regras de formatação dos textos (verificar instruções abaixo); e uma segunda análise, em que usamos o modelo de duplo parecer às cegas (Double blind peer review).

O corpo editorial da Revista se reserva o direito de, após criteriosa avaliação dos conselhos editorial e científico, publicar (ou não) os trabalhos que lhes forem encaminhados e sugerir alterações para a sua publicação. Publicam-se artigos em seis idiomas: português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Todos os artigos devem ser acompanhados de resumo e palavras-chaves em inglês e português.

 

Envio de artigos e resenhas (como se cadastrar)

Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com  o perfil de autor.

 

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:

1 - Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista)

2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, inicias, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar.

 

Submissão via OJS:

1 - Após o cadastro, logue no sistema para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita, para confirmar clique em acesso;

2 - Após o login, clique em Nova Submissão;

3 - Nesta página escolha a seção desejada, confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, caso haja comentários ao Editor preencha o campo. Clique em Salvar e Continuar;

4 - Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, clique em Salvar e Continuar;

5 - Preencha a informação dos autores (Prenome, nome do meio, sobrenome, email, instituição e País), caso haja mais de um autor clique em Incluir Autor e preencha as informações dos demais autores. Insira o Título, Resumo, Palavras Chave, área e sub-área quando houver. Por fim clique em Salvar e Continuar;

6 - Transfira os documentos anexos (fotos, figuras, tabelas e etc.) clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencha o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;

7 - Confira se os arquivos enviados estão corretos e clique em Concluir Submissão.

 

As colaborações para o periódico Em Construção: Arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência devem ser inéditas e seguir as seguintes especificações:

1) Formatação:

Programa: Microsoft Word

Numero de páginas: 50 no máximo (inclusive resumo, abstract, referências bibliográficas, quadros, tabelas e ilustrações).

Papel: A4

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Fonte: Times New Roman 12, com espaço 1,5.

Formatação do texto: NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc. quando apresentados no corpo do texto. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Não personalizar o estilo ou utilizar no texto as marcas desnecessárias, como recuo, grifo, bordas, sublinhados etc.

Parágrafos: devem ser separados apenas por um enter.

Transcrição textual de parte da obra: Até 3 linhas - entre aspas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplo: De acordo com Faria (2003, p. 32), “A essa determinação, Pêcheux denomina de ‘formação ideológica’ [...]”. Mais de 3 linhas - destacada com um recuo de 4cm à margem esquerda, letra menor que a do texto (tamanho 10) e sem aspas.

Referências: As referências a autores ou textos devem ser feitas no corpo do texto do artigo e devem observar o seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página).

Notas de rodapé: O autor deve evitar ao máximo utilizá-las. O objetivo da inclusão das notas de rodapé é o de não desviar a atenção do leitor do texto principal para elementos de importância secundária. Estas devem ser situadas no rodapé e numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto. Não é permitido o uso de nota de fim.

Referências bibliográficas (bibliografia citada e consultada): devem ser apresentadas no final do texto, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução. edição, Cidade: Editora, ano. p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME,

Nome do organizador (Org.). Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade, v., n., p. x–y, mês ano.

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução. edição, Cidade: Editora, ano. p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In:

SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, mês e ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, mês e ano. Disponível em: <http://www....>. Acesso em: data e hora.

2) Os artigos deverão ter título em português e inglês e ser acompanhados de dois resumos (idioma principal e inglês, cada um contendo até 700 caracteres com espaços) e de três a cinco palavras-chave indicativas do conteúdo do trabalho (idioma principal e inglês).

3) As imagens referentes aos trabalhos deverão ser enviadas em 300 dpi no formato JPG (sem reduzir o tamanho do original) e ser acompanhadas de legenda e da fonte e/ou autoria (crédito), em arquivos separados.

4) As resenhas de publicações recentes de interesse para a área deverão ter de 5 a 30 páginas. A capa da publicação deverá ser enviada em arquivo separado em 300 dpi no formato JPG (sem reduzir o tamanho do original).

5) Abaixo do nome do autor deverá constar apenas a titulação máxima e o vínculo profissional ou o programa de pós-graduação ao qual estão vinculados mestrandos e doutorandos.

6) A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.

7) As traduções de clássicos deverão vir acompanhadas do texto original e seguirão as normas especificadas para os artigos.

8) Os trabalhos serão submetidos a dois especialistas para parecer. No caso de divergência entre os dois pareceristas, o trabalho será enviado a um terceiro consultor.

9) O editor reserva-se o direito de introduzir alterações na redação e apresentação dos originais, visando a manter a uniformidade e a qualidade da revista, respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

10) Cabe ao Corpo Editorial a decisão final referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

11) As editoras devem encaminhar os livros para serem resenhados para o editor e a obra será encaminhada para especialista do tema.

Artigos

Política padrão de seção

Manuscrito

Nesta seção publicamos materiais originais que correspondem ao produto anterior à revisão, edição e publicação de extratos de livros.

Itinerários por arquivos: buscar e organizar evidências do passado

Relatos de experiência em arquivos.

Ensaios

Esta seção aceita ensaios, ou seja, textos originais, opinativos  em  que  se  expõem  ideias,  críticas e análises de conjuntura.

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