Ciência como arte na obra de Paul Feyerabend:
Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.77229Abstract
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a relação entre ciência e arte nos três livros mais conhecidos de Paul Feyerabend – Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão. O fio condutor dessa revisão é o palco, cuja imagem de realidade e representação foi evocada pelo próprio Feyerabend em outro livro, Conquista da abundância, ao falar da sua concepção de realismo tanto nas artes quanto nas ciências. Nessa perspectiva, o real é abundante e plástico, podendo ser abordado de várias formas, mas não necessariamente respondendo a todas elas. O caráter performativo do realismo feyerabendiano nas ciências e nas artes também atravessa a questão política, que é onipresente em sua obra.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cristina de Amorim Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em Construção are licensed under the Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
The copyright of articles published in jornal Em Construção belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided journal Em Construção.