EXPERIÊNCIAS DO OBSERVATÓRIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: EM FOCO AS PRÁTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Márcia Denise Pletsch
  • Mariana Corrêa Pitanga De Oliveira
  • Marcela Francis Costa Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17125

Abstract

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17125

Este texto apresenta as práticas e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo Observatório da Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, sobretudo a partir de 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e das Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. A análise focará, a partir de pesquisa de campo na perspectiva qualitativa, os impactos dessas mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e a sua formação, assim como no desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, a diversidade de propostas adotadas entre as redes de uma mesma região. Igualmente, ilustraram os desafios vivenciados pelos professores na garantia de tais diretrizes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-07-05

How to Cite

PLETSCH, Márcia Denise; DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga; LIMA, Marcela Francis Costa. EXPERIÊNCIAS DO OBSERVATÓRIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: EM FOCO AS PRÁTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 63–71, 2015. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.17125. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/17125. Acesso em: 11 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS