DA ÉTICA DOS PCNs À ÉTICA DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8830Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.8830
Este trabalho tem como objetivo oferecer aos professores da Educação Básica uma abordagem diferente da desenvolvida na sala de aula tradicional. Abordagem essa, em que os alunos possam desenvolver seus próprios meios e recursos de aprendizado de valores, descobrindo e vivenciando competências e habilidades. Propõe-se uma reflexão a partir da fundamentação teórica da ética dos PCNs até a prática vivenciada nas salas de aulas, por alunos e professores, para que o espírito crítico, efetivamente, seja incorporado ao cotidiano dos indivíduos como um “saber ser” e “saber fazer”. A partir da problematização da realidade que cerca o aluno e o fazer pedagógico que norteia a prática no cotidiano das salas de aula, buscar-se-á propiciar vivências que favoreçam o repensar da valorização da dimensão ética, propriamente dita, como uma ênfase para além da racionalidade, na sensibilidade e afetividade, na formação para a vida e na direção da autonomia com responsabilidade. A abordagem da Filosofia proposta está baseada na superação do senso comum, enquanto interpretação da realidade, mostrando a filosofia como instrumental crítico para compreensão de si mesmo e do mundo, em seus múltiplos aspectos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.