POLÍTICAS CURRICULARES DA EJA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO

Autores/as

  • Renata da Rocha Torres Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)
  • Tatiana Seixas Machado Carpenter Colégio Pedro II
  • Rozana Gomes de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3744-9082

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58132

Palabras clave:

Políticas curriculares, Educação de jovens e adultos, Currículo, Ensino Médio, Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo é fruto de pesquisa de dissertação que busca analisar as políticas curriculares e a educação de jovens e adultos (EJA) da rede pública estadual do Rio de Janeiro no segmento do Ensino Médio. É urgente uma reflexão sobre o cenário nessa etapa da educação básica. Muitos homens e mulheres não puderam frequentar a escola na idade apropriada e retornam para completar seus estudos com a esperança de melhores condições de vida. O currículo da EJA deve atender as especificidades dessa etapa da educação, compreendendo que o público que ali está carrega uma bagagem de aprendizagem que não pode ser desprezada. Diante disso, trazemos uma reflexão sobre as políticas curriculares e a EJA, entendendo que nenhum discurso é neutro e carregam intenções e significações presas a ele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata da Rocha Torres, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Professora de Química na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui-UFRJ)

Tatiana Seixas Machado Carpenter, Colégio Pedro II

Professora de Química no Colégio Pedro II (Unidade Realengo) e Mestre em Ensino de Química (PEQui-UFRJ).

Rozana Gomes de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui-UFRJ)

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

TORRES, Renata da Rocha; CARPENTER, Tatiana Seixas Machado; ABREU, Rozana Gomes de. POLÍTICAS CURRICULARES DA EJA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, p. 4–21, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.58132. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/58132. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS