EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EJA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51266Palavras-chave:
Educação Profissional, Rede federal de ensino, PROEJAResumo
A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos são o “chão” que sustenta o Proeja. A EJA se configura enquanto campo de estudo fértil e acolhe um público composto em parte por trabalhadores que, impulsionados pela necessidade de sobrevivência, não completaram os estudos no período previsto como o regular. A Educação Profissional, após o Decreto 5.151/04, ganhou fôlego ao ser pensada em conjunto com o Ensino Médio, para atender a uma demanda urgente que é a formação da classe trabalhadora, pois estes mesmos trabalhadores (jovens e adultos) necessitam de uma formação intelectual que vem sendo discutida há décadas. A relação dos sujeitos desta modalidade de ensino com o mundo do trabalho e a proeminente necessidade de oferecer à classe trabalhadora uma formação unitária (unindo ensino técnico e propedêutico) direcionaram o objetivo deste artigo que pretende analisar a formação profissional ofertada na Bahia pelos Institutos Federais (IF Baiano e IFBA), mediante o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Pretende-se, a partir de uma revisão de literatura e análise documental, retomar os conceitos do ensino integrado e da educação profissional, além disso, consultar fontes, como os editais lançados pelo IFBAIANO e IFBA nos últimos anos (2015-2019) que descrevem cursos ofertados e número de vagas, por fim analisaremos também a situação atual dessa oferta no presente ano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.