DO QUE FAZ PENSAR A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51243Palavras-chave:
Objetos de Pensar, docência, oficina, estudantes.Resumo
Este artigo busca analisar alguns resultados do projeto Objetos de Pensar, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, no ano de 2019. Tal projeto, lançado por meio de edital, consistiu da criação de perguntas que provocassem o movimento do pensamento, bem como da construção de objetos que potencializassem reflexões sobre a docência. As propostas inscritas serviram de material para a realização de oficinas com professores e estudantes, e constituíram a exposição Objetos de Pensar, realizada no SESC/Lajeado/RS. Neste artigo, por meio de autores como Larrosa (2018) e Masschelein e Simons (2018), analisam-se duas das problematizações emergidas nas oficinas: a) o despertar da vontade no estudante; b) os estudantes não são autônomos. Conclui-se que as questões destacadas pelos professores estão imbricadas, pois, à medida que o estudante descobre o que lhe interessa, também se vê estimulado a encontrar-se e a agir no mundo de forma autônoma.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.