‘PRÁTICASTEORIAS’ EM ‘CONVERSAS’ FORMATIVAS NO ‘LUGAR VIRTUAL’
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50380Palavras-chave:
Ciberespaço, Conversa, Currículo, Cotidianos, Redes Educativas.Resumo
Este artigo parte da necessidade, no tempo presente, de afirmar a importância dos usos de mídias sociais coletivas e os modos de criação que têm emergido de diferentes sujeitos, das mais diversas redes educativas em ‘espaçostempos’ cibernéticos. Esse “lugar virtual” se mostra em sua potência atualizadora, lócus fértil para a criação de ‘conhecimentossignificações’ e de ‘práticasteorias’ formativas e educativas para ‘discentesdocentes’, usuários dessas tecnologias. Trazemos para debate, também, as tentativas de regulação do currículo dito “oficial” que tem sido subvertida pelos currículos praticados (OLIVEIRA, 2012), como aposta possível para os encontros virtuais. Fazemos uso desse ‘espaçotempo’ virtual para realização das nossas ‘conversas’ (ALVES, 2018, MATURANA, 2001).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.