A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Metodologias de Alfabetização, Dificuldades, Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo principal desta pesquisa é levantar as dificuldades dos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I, encontradas durante o processo de alfabetização no que se refere especificamente à aprendizagem da leitura e escrita. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o estado da questão e uma pesquisa qualitativa organizada na forma de um grupo focal, para levantar diretamente, com seis professores que atuam no 3º ano de três escolas da Prefeitura Municipal de Santos, as dificuldades relatadas sobre os alunos que afetam negativamente a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Durante os grupos focais com os professores, foi possível constatar quatro categorias que nortearam o trabalho no que compete ao levantamento das dificuldades encontradas por professores e alunos durante o processo de alfabetização, sendo elas a formação docente, a relação escola x família, o fracasso escolar e a aprendizagem dentro da alfabetização, além do letramento. Tais categorias foram analisadas à luz da análise de conteúdo e relacionadas com a minha prática docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.