ARTICULAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEÓRICA

Autores/as

  • Aline Ribeiro de Menezes Universidade Federal do Pampa
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48026

Palabras clave:

Neurociência. Educação. Portal de Periódicos

Resumen

A investigação de novos saberes é característica inerente do campo científico, inclusive no que diz respeito aos estudos relacionados ao cérebro, em especial à neurociência. A educação exige constante aprimoramento e compartilhamento de experiências, uma vez que envolve e deve considerar as diferenças e especificidades dos sujeitos. Buscamos, portanto, voltar o olhar para os escritos que relacionam neurociência e educação produzidos nos últimos cinco anos (2014 a 2018) veiculados pelo Portal de Periódicos da CAPES, com a proposta de conhecer e analisar estes trabalhos, de modo que se possa produzir uma discussão sobre os estudos em neurociência relacionados à educação. Como resultado, podemos perceber que existem articulações entre as duas áreas, porém ainda de pequena expressão. Acredita-se que estes trabalhos estimulem o desenvolvimento de ambos os campos de estudo, beneficiando todos os sujeitos da aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento da práxis pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Ribeiro de Menezes, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Ciências, habilitação Biologia, pela Universidade Luterana do Brasil. Acadêmica do curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Universidade Federal do Pampa. Professora de ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Uruguaiana/RS.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa/Professora Adjunta

Doutora e Mestra em Educação em Ciências, licenciada em Química. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa. Professora do curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

MENEZES, Aline Ribeiro de; SILVA, Fabiane Ferreira da. ARTICULAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEÓRICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, p. 72–86, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.48026. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/48026. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS