PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO

Autores

  • Isabella Cristine dos Santos Aluna de graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.
  • Otavio Marino dos Santos Neto Doutorando em Odontologia (Reabilitação Oral), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP. https://orcid.org/0000-0002-5220-5409
  • Vitória Imaculada Soares Uliana Aluna de graduação em Farmácia - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - FCFRP - USP
  • Vinicius Pedrazzi Professor Titular (Área de Clínica Integrada) – Departamento de Materiais Dentários e Prótese – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.
  • João Paulo Mardegan Issa Professor Associado (Área de Anatomia) – Departamento de Biologia Básica e Oral – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47477

Palavras-chave:

Saúde Pública, Adolescência, Medicamentos, Ensino Médio, Educação.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo a orientação sobre as consequências do consumo de medicamentos sem a prescrição médica para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais do Estado de São Paulo. As palestras foram ministradas com o uso de apresentação de slides, onde haviam diversas imagens sobre os principais medicamentos comercializados, além de orientações e esclarecimentos sobre o tema abordado. Através de um questionário de entrevista guiado foram obtidos dados sobre a automedicação que foram organizados através de distribuição de frequência das respostas. Os dados encontrados mostraram que o tema é de extrema importância entre os jovens, pois cerca de 75% dos alunos que responderam os questionários já praticaram a automedicação, o que confirma o quanto essa atividade está enraizada na população brasileira. Conclui-se através das aulas ministradas e dos questionários aplicados, que a automedicação é um assunto muito banalizado pela sociedade, em grande parte pela falta de orientação sobre o tema, o que aumenta a relevância de sua inclusão no conteúdo programático do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Marino dos Santos Neto, Doutorando em Odontologia (Reabilitação Oral), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.

Departamento de Materiais Dentários e Prótese

FORP USP

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

SANTOS, Isabella Cristine dos; SANTOS NETO, Otavio Marino dos; ULIANA, Vitória Imaculada Soares; PEDRAZZI, Vinicius; ISSA, João Paulo Mardegan. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 264–275, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.47477. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/47477. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS