O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47233Palavras-chave:
Formação inicial de professores, BNCC, atividades pedagógicas, análise de conteúdo.Resumo
O objetivo foi evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), tendo como suporte de análise uma vivência do subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí. A vivência foi organizada em dois momentos: 1) leitura da Base Nacional Comum Curricular com ênfase nos conteúdos de Ciências e Biologia; 2) planejamento de atividades práticas, roteiros, modelos e jogos didáticos. Foram produzidos quatro roteiros de atividades. Como resultados foram produzidas duas sínteses de análise organizadas na categoria “Características dos roteiros de atividades pedagógicas”, abrangendo as subcategorias “Estratégias iniciais: ponto de partida” e “Estratégias de aplicação dos conteúdos”. Assim, verificou-se que o Pibid promove situações que estimulam o pensar e o repensar da prática, bem como a reflexão e relação entre teoria e prática e, por isso, contribui positivamente para o processo de formação inicial de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.