INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DE UM DISCURSO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46913Palavras-chave:
Três momentos pedagógicos, Soluções químicas, Interações discursivas.Resumo
Este artigo analisa as interações discursivas ocorridas entre uma estagiária de um curso de Licenciatura em Química e alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo da investigação consistiu em caracterizar o discurso mediado pela estagiária, no contexto de uma aula sobre Soluções Químicas. Para isso foram analisados trechos de um diálogo ocorrido durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino pautada nos Três Momentos Pedagógicos. A análise das falas se deu com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo e a partir da associação entre as categorias de interação propostas por Flanders e os tipos de perguntas formuladas pela estagiária. Por meio das análises realizadas, constatamos que as mediações por ela realizadas conduziram à construção de um discurso que pode ser caracterizado como reflexivo, uma vez que a estagiária explora perguntas de raciocínio, elogia e encoraja os alunos a exporem suas ideias e fornece tempo de espera para que eles elaborem suas respostas. Nesse contexto, caracterizamos o discurso como reflexivo quando a estagiária formula perguntas que possibilitam a (re)construção, negociação e compartilhamento de significados com os alunos e/ou entre os próprios alunos, bem como gerencia os processos cognitivos dos alunos dando continuidade à negociação de significados.
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