APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO UM DOS PILARES PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.45398Palavras-chave:
, Aprendizagem criativa, Educação em saúde, Comportamento Alimentar, Construcionismo.Resumo
Introdução: O processo lúdico e criativo, possibilitam o desenvolvimento de algumas das competências sócio emocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivo: Realizar a capacitação de um conjunto de professores da rede pública do município de Curitiba, utilizando a metodologia “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) como ferramenta facilitadora para a abordagem temática sobre reeducação alimentar. Método: Os dados qualitativos descritos foram observados durante a Oficina de Capacitação para professores do município de Curitiba, Paraná, Brasil, subdividida em 4 encontros no período de 8 semanas. Resultados: Os 23 professores capacitados foram co-criadores das ações destinadas aos 380 escolares do ensino básico, através do processo de remixagem do manual proposto pelo programa LHCL. Conclusão: O conceito de aprendizagem criativa aplicado à capacitação de professores fora contemplado em suas quatro dimensões: construção entusiasmada (“passion”) de projetos reais (“projects”), através de atividades lúdicas (“play”), em colaboração (“peers”), consolidando o processo de aquisição de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.