FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45393Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Formação inicial de professores de matemática, Operação de Subtração, Ensino de matemática.Resumo
Este artigo, composto a partir de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo discutir a importância de estudos e reflexões envolvendo conceitos elementares do ensino de matemática com futuros professores de matemática, mais especificadamente, a operação da subtração. Para isso, nos fundamentamos em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1998, 2007, 2009) e, de modo especial, na Teoria da Atividade (LEONTIEV,1978). Diante disso, foi organizada uma oficina com futuros professores de matemática, sendo que os dados foram produzidos a partir de registros em gravações de áudio e vídeo, sistematizados em um episódio composto por cenas na perspectiva de Moura (2004). Os resultados nos revelam que os futuros professores nem sempre se sentem seguros em relação a elementos importantes na estrutura da operação de subtração, como também do próprio conceito no que diz respeito a forma de ensiná-lo, apontando para a necessidade de ampliação de espaços nos cursos de formação inicial que permitam maior aproximação dos futuros professores de matemática com conhecimentos considerados mais elementares, como os referentes aos anos iniciais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.