O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45268Resumo
A ficção científica é um dos gêneros que mais influenciam a percepção e o aprendizado em relação às Ciências da Natureza no âmbito escolar, no entanto, ela também é repleta de conceitos científicos equivocados ou distorcidos. Assim, a pergunta da pesquisa é: “Será que elementos de Star Wars constituem bons recursos pedagógicos?” O objetivo da pesquisa foi explorar as possibilidades de utilizar a franquia Star Wars como estratégia pedagógica auxiliar ao Ensino de Ciências. Com caráter exploratório, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de exemplos científicos em Star Wars, relacionando-os com práticas pedagógicas a fim de buscar maneiras de o professor utilizar os filmes para fomentar discussões em sala de aula. Como resultado, a discussão da ciência em Star Wars pode criar um ambiente propício ao professor para a aplicação de conceitos científicos estudados, favorecendo o aprendizado a partir de erros conceituais onde os educadores terão a oportunidade de elucidar corretamente conceitos abstratos e de difícil compreensão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.