A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45110Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Política Pública, Ensino Básico.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma política pública garantida por lei, cujo marco inicial é a Constituição de 1988, com o objetivo de alfabetização e inclusão social de jovens e adultos que, por diversas razões, não conseguiram estar na escola durante a infância e adolescência. O objetivo deste trabalho é estudar a evolução desta política pública no município de São Paulo, a partir de documentos, leis e referências que abordam o tema, a partir da instituição do ensino de EJA até a regulamentação do funcionamento dos CIEJAs (que é uma modalidade de EJA). As análises permitiram o conhecimento da evolução desta modalidade de ensino, que foi direcionada de acordo com as propostas, demandas e interesses de cada gestão municipal. As experiências nas diversas modalidades de EJA mostram que é importante que ela seja não somente uma política assistencialista, mas também uma forma de proporcionar que os alunos sejam incluídos na sociedade e pratiquem sua cidadania. O CIEJA é a proposta inovadora no âmbito municipal pois proporciona a flexibilidade do currículo, horários, turmas e atividades complementares, porém não está isenta dos problemas que permeiam o ensino de jovens e adultos, bem como da educação básica como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.