PERCEPÇÕES DA EQUIPE TÉCNICA ESCOLAR E DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE BULLYING E O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43436Keywords:
bullying, preconceito, diálogo, orientação educacionalAbstract
Este artigo foi construído a partir da pesquisa de mestrado que resultou na elaboração da dissertação intitulada “‘Nem sempre o adulto resolve’: o serviço de orientação educacional e as práticas de bullying no primeiro segmento do ensino fundamental.”. O recorte elaborado destaca 1) as percepções da equipe escolar e dos responsáveis de educandos sobre o bullying em uma escola de referência do Rio de Janeiro; 2) o papel da orientação educacional e da equipe escolar nas práticas de prevenção e enfrentamento do bullying. Por meio de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a sondagem de opinião, foi possível analisar as formas de bullying presentes na instituição, sua relação com o preconceito e as práticas pedagógicas/ funções de cada agente participante da pesquisa no processo de manutenção, prevenção e enfrentamento do bullying.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.