CAROLINA: MARIAS QUE NÃO SE CALAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43135

Keywords:

Escrita, Literatura, Existência.

Abstract

Neste artigo contextualizamos a vida e as obras de Carolina Maria de Jesus, bem como cortejamos as suas palavras encharcadas do cotidiano vivido, inscritas no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960. Carolina é uma personalidade feminina importante da Literatura Brasileira por se contrapor aos arquétipos estabelecidos pelo âmbito social, em relação às personalidades literárias tidas como canônicas. A obra foi inspiração para que alunos do Ensino Médio, impactados pela vida de Carolina, traçassem suas histórias em escritas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Mestranda em Ensino na Universidade Federal Fluminense (UFF). Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Alexsandro Rosa Soares, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Professor de Língua Portuguesa e Literaturas da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Itaperuna, RJ, Brasil.

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino. Universidade Federal Fluminense (UFF) / Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior (INFES). Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Published

2019-09-23

How to Cite

MUNIZ, Ana Guimarães Corrêa Ramos; SOARES, Alexsandro Rosa; CALLAI, Cristiana. CAROLINA: MARIAS QUE NÃO SE CALAM. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 18, p. 17–30, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.43135. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/43135. Acesso em: 2 may. 2025.