UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA HISTÓRIA DA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42890Resumo
A História da Física é um recurso capaz de contribuir para tornar o ensino de Física mais crítico, revelando uma preocupação em favorecer um melhor entendimento da realidade. Conhecer a História da Física, o seu desenvolvimento e o processo de aceitação e consolidação de teorias científicas podem ajudar a frisar a não linearidade do desenvolvimento dos conhecimentos da Física e as diferentes leituras que dela podemos ter. Ao longo de vinte aulas envolvendo três turmas do 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), do IFTO - Campus Palmas, utilizamos uma estratégia didática fundamentada em cinco eixos: apresentação de filme, apresentação de PowerPoint, leitura e discussão de textos históricos, um experimento simples baseado na construção de um eletroscópio de folhas e uma atividade avaliativa escrita. Os resultados obtidos mostraram que houve uma evolução na aprendizagem dos conceitos físicos e também uma maior motivação por parte dos alunos durante as aulas, permitindo salientar a relevância de se abordar a Física contextualizada em sua História e a importância da História da Física para os processos de ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.