PERCEPÇÕES, SENTIDOS E SENSAÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ATRAVESSAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42516Palavras-chave:
Infância, Pesquisa, Docência, Prática, ExperiênciaResumo
Este artigo apresenta discussões provocadas durante uma pesquisa desenvolvida junto ao PIBIC em 2017/2018, que teve como objetivo geral investigar quais percepções, sentidos e sensações atravessam professoras na educação infantil. Metodologicamente a pesquisa foi realizada com professoras que atuam em creches e pré-escolas de duas instituições de educação infantil, em Rolim de Moura, RO. Optamos pela conversa como metodologia de pesquisa. Esta se apresentou enquanto potência, na pesquisa com professoras, pois abriu espaço para aproximações, cumplicidade, afinidades, enfim, intimidade. Para nortear as discussões nos amparamos nos estudos de Freire (1989), Rotondo (2006), Gallo (2010), Fernandes e Hermelino (2012) entre outros. Os olhares e narrativas das professoras indicam que a educação infantil é o lugar de experimentação, de sensações e de percepções.
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