DIÁLOGOS ENTRE MUSEU E ESCOLA: RELAÇÕES POSSÍVEIS NO CENÁRIO DE PESQUISA ATUAL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41203Palavras-chave:
Museu, Escola, Museologia, Educação, Produção científica.Resumo
Este estudo tem como objetivo conhecer e analisar artigos científicos que discorrem sobre as relações entre museu e escola. O presente texto trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada recente, dentro do período temporal de 2007a 2017, na qual procurou-se identificar, descrever e analisar as produções científicas em formato de artigo mais atuais disponíveis em língua portuguesa. Os artigos analisados buscam interlocuções teóricas e práticas entre museu e escola, a partir de diferentes vieses. Esta revisão mirou publicações que articulassem o espaço museológico e o espaço escolar na expectativa de desvendar o atual contexto de investigação científica relativo à educação formal e seus possíveis diálogos com a museologia. Conclui-se que ainda há poucos estudos realizados na área e o principal foco das pesquisas abordadas está no museu enquanto locus social, logo educativo. Destaca-se a importância de realizar outras investigações em idioma português sobre o tema a fim de colaborar para o desenvolvimento da área de museologia associada à educação.
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