TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40937Palavras-chave:
Educação Indígena, Educação Matemática, Ensino por multimeios, GeoGebra, Cultura Guarani.Resumo
O uso de recursos tecnológicos como apoio didático-pedagógico contribui para o interesse dos estudantes, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Porém, em contextos educacionais específicos, como nas comunidades indígenas, são encontradas inúmeras dificuldades na implementação desses recursos. Este artigo versa sobre a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática, realizadas no Laboratório de Informática, com alunos do Ensino Médio, em uma Escola Indígena Guarani, na abordagem do conteúdo de Geometria Plana, revelando as contribuições e as dificuldades encontradas durante essa experiência, e aponta para importância do emprego das tecnologias digitais na Educação Escolar Indígena, tanto para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos quanto para a superação das dificuldades dos alunos em relação ao uso dessas tecnologias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.