CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA

Autores

  • Evelize Hofelmann Bachmann Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Thaisa Karina Kruger Kursancew Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Kariston Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Iandra Pavanati Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40739

Palavras-chave:

Semiótica, Peirce, Fotografia, Matemática, Representações

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar, a partir das concepções semióticas de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e Lúcia Santaella (1944- ) a construção de conhecimentos matemáticos por meio de representações semióticas da fotografia. Em sua obra, Peirce dedicou-se ao estudo de diversas áreas da ciência, sendo uma delas a da semiótica, que para o filósofo deve ser pensada como uma lógica, a qual será retratada neste trabalho. Nesse viés, a fotografia por meio da linguagem semiótica produz significado e sentido naquele que a observa, sendo pensada neste estudo como uma possibilidade de ferramenta para a aprendizagem matemática. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se a resposta para a seguinte questão: como construir conhecimentos matemáticos a partir de representações apresentadas pela fotografia? Como considerações finais, concluiu-se com a pesquisa que é possível promover a aprendizagem matemática por meio da fotografia com fotos do cotidiano, uma vez que é possível encontrar elementos matemáticos no meio social, bem como a fotografia também possibilita a reflexão do contexto urbano sobre várias perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelize Hofelmann Bachmann, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)- UDESC, Pós-Graduada em Tecnologias Educacionais – UNISOCIESC, Graduada em Design- Programação Visual – UNIVILLE, Professora da Unisociesc e do SENAC (SC).

Thaisa Karina Kruger Kursancew, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)- UDESC, Graduada em Pedagogia – UDESC, Professora da Rede municipal de Joinville.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC, Mestre em Ciência da Computação – UFSC, Bacharel em Ciência da Computação – UDESC, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT).

Iandra Pavanati, Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC, Mestra em Educação – UFSC, Graduada em História – UDESC, Professora do Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e mestre em Linguística – UFSC, Licenciada em letras-Alemão e Bacharel em Letras-Libras – UFSC, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT).

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

BACHMANN, Evelize Hofelmann; KURSANCEW, Thaisa Karina Kruger; PEREIRA, Kariston; PAVANATI, Iandra; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 114–131, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.40739. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/40739. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS