CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40739Palavras-chave:
Semiótica, Peirce, Fotografia, Matemática, RepresentaçõesResumo
Este estudo tem como objetivo investigar, a partir das concepções semióticas de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e Lúcia Santaella (1944- ) a construção de conhecimentos matemáticos por meio de representações semióticas da fotografia. Em sua obra, Peirce dedicou-se ao estudo de diversas áreas da ciência, sendo uma delas a da semiótica, que para o filósofo deve ser pensada como uma lógica, a qual será retratada neste trabalho. Nesse viés, a fotografia por meio da linguagem semiótica produz significado e sentido naquele que a observa, sendo pensada neste estudo como uma possibilidade de ferramenta para a aprendizagem matemática. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se a resposta para a seguinte questão: como construir conhecimentos matemáticos a partir de representações apresentadas pela fotografia? Como considerações finais, concluiu-se com a pesquisa que é possível promover a aprendizagem matemática por meio da fotografia com fotos do cotidiano, uma vez que é possível encontrar elementos matemáticos no meio social, bem como a fotografia também possibilita a reflexão do contexto urbano sobre várias perspectivas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.