TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PAMPA: INTERVENÇÃO PRECOCE COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40688Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Intervenção Precoce, Inclusão, Escola, Formação Continuada.Resumo
O presente artigo apresenta e analisa as práticas formativas realizadas durante o projeto de extensão “Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa: Intervenção precoce com crianças que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo" e que teve por objetivo oportunizar a formação continuada para professores que atuam em uma Escola de Educação Infantil do sul do Rio Grande do Sul/Brasil, por meio da realização de tertúlias formativas, sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), buscando construir coletivamente alternativas inovadoras para intervenção precoce em crianças que apresentam esse transtorno. O projeto, desenvolvido em 2017, numa abordagem qualitativa e metodologia dialética, contou com professores, profissionais da educação e saúde, pais de alunos - crianças - com TEA matriculados na escola. No decorrer do projeto, ocorreram Tertúlias, reuniões de estudo, de pesquisa e de trabalho, discutindo os instrumentos de avaliação e planejamento a partir da proposta de Intervenção Precoce centrada na família, desenvolvido em Portugal, tendo como referência os estudos de Bronfenbrenner, entre outros teóricos de suporte. Com o projeto, foi possível colaborar na produção de conhecimentos sobre o TEA e inclusão escolar, além de contribuir para construção de práticas pedagógicas que favoreceram a inclusão educacional no contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.