"O QUE É ISSO CRESCENDO NO MEU BARCO? ”: UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO E EXTENSÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MARINHA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40484Palavras-chave:
Bioincrustação, Divulgação científica, Extensão universitária, Organismos marinhos bentônicos, Projeto Grael.Resumo
Um projeto de Extensão Universitária foi desenvolvido no ano de 2018 com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático sobre assuntos relacionados à Biologia Marinha. Oito alunos adolescentes da turma de vela Básico Dingue 2 da ONG Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói - Rio de Janeiro participaram das atividades teórico-práticas do projeto. Os alunos mostraram seu conhecimento prévio acerca do assunto, desenvolveram um experimento científico de bioincrustação in situ e produziram cartazes para demonstrar o conhecimento adquirido. De forma geral, o projeto foi executado com sucesso, pois teve um retorno positivo do público-alvo. Este projeto pode ser repetido com diferentes públicos e assim esperamos minimizar o distanciamento entre sociedade e Universidade, atingindo principalmente atuais e futuros profissionais do mar, através da troca de conhecimento teórico e prático sobre Biologia Marinha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.