ESTRATÉGIAS DE ENSINO SUGERIDAS NO CONTEÚDO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD/2018
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39451Palavras-chave:
Estratégias de ensino, Gravitação Universal, livros didáticos, ensino de Física, Análise documental.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar, por meio de uma análise documental, se os livros didáticos de Física, recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD / 2018, sugerem estratégias de ensino diversificadas para o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal. Para tanto, foram analisadas as estratégias sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, as propostas de atividades, uso de recursos tecnológicos, assim como a utilização de literatura e artigos científicos. Os resultados mostram que o uso de imagens, problematizações e abordagem história apresentam-se como as principais estratégias sugeridas para a abordagem inicial do conteúdo. No entanto, os recursos tecnológicos, bem como livros, apesar de recomendados, são basicamente, apresentados como sugestões na seção de recursos complementares das obras analisadas, carecendo de orientações que amparem o professor quanto sua utilização em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.