O MUSEU COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA: O ESPAÇO MUSEOLÓGICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39148Palavras-chave:
História, Memória, Museu, Patrimônio cultural, Ensino de História.Resumo
Com este trabalho temos o objetivo de discutir os espaços museológicos como locais de conhecimento, memória e História e as possibilidades que estes oferecem para o ensino e aprendizagem em História. Para isso, buscamos na Casa Museu Máximo Rebouças, localizado no município de Areia Branca/RN, uma proposta de estudo analítico sobre a temática da história, da memória e do patrimônio cultural com a linguagem museológica. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem com os espaços vivenciados e as relações identitárias e históricas construídas, bem como sobre os elos entre o ensino de História, a memória e o patrimônio cultural. Por meio de um estudo analítico entre as linguagens utilizadas pelos museus-memória e museus-narrativa, e ainda pela diferença entre história e memória, defendemos a Casa Museu Máximo Rebouças como um espaço museológico. Concluímos que os espaços museológicos são espaços nos quais os sujeitos estabelecem conexões com os acontecimentos históricos, sendo ambientes necessários, apropriados e de grandes possibilidades para a aprendizagem em História, mas ainda pouco explorados no ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.