ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Marcela Moraes de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38693

Palabras clave:

ciclo de políticas, gestão democrática, participação, movimento de ocupação.

Resumen

A gestão democrática (AMARAL, 2016; LIMA, 1998, 2011, 2014, 2018) é tema discutido neste artigo a partir do movimento de ocupação das escolas no Rio de Janeiro, em 2016. Analisamos seus ordenamentos legais e a demanda pela participação na seleção de diretores das escolas públicas no estado. Ball e Bowe (1994) constituem a referência da política em ação na perspectiva do ciclo de políticas e seus contextos. Com Mouffe (2015, 2016), refletimos a prática da política democrática e o diálogo com Tatagiba (2012) aproxima a ocupação aos movimentos sociais para entender a ação política. Por fim, acenamos os rearranjos de uma política verticalizada no contexto da prática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pela UFRJ; Doutoranda em Educação pela UFRJ; Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ.

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

CASTRO, Marcela Moraes de; DO AMARAL, Daniela Patti. ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 3–18, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.38693. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/38693. Acesso em: 4 jul. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS