ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38693Palavras-chave:
ciclo de políticas, gestão democrática, participação, movimento de ocupação.Resumo
A gestão democrática (AMARAL, 2016; LIMA, 1998, 2011, 2014, 2018) é tema discutido neste artigo a partir do movimento de ocupação das escolas no Rio de Janeiro, em 2016. Analisamos seus ordenamentos legais e a demanda pela participação na seleção de diretores das escolas públicas no estado. Ball e Bowe (1994) constituem a referência da política em ação na perspectiva do ciclo de políticas e seus contextos. Com Mouffe (2015, 2016), refletimos a prática da política democrática e o diálogo com Tatagiba (2012) aproxima a ocupação aos movimentos sociais para entender a ação política. Por fim, acenamos os rearranjos de uma política verticalizada no contexto da prática.
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