A ABORDAGEM DO CÂNCER NOS LIVROS DE BIOLOGIA PNLD 2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38680Palavras-chave:
Câncer, Livro didático, Ensino, Biologia, SaúdeResumo
De todos os casos de câncer no mundo, 80% a 90% estão associados a fatores ambientais. As causas são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. O objetivo central deste artigo é analisar como o câncer é tratado nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático no Ensino de Biologia referente ao triênio 2015-2017. Foram analisadas nove coleções. Os dados apresentados demonstram que existe abertura para discussão sobre o assunto na maioria das obras, embora a temática não seja discutida de maneira explícita e consistente em nenhuma delas. Consideramos como um resultado relevante as possibilidades apresentadas pelos Livros Didáticos para se discutir a temática, embora haja a necessidade da realização de outras ações entre as quais a formação continuada dos professores a respeito de temas ligados à saúde em geral e a desmitificação de assuntos ligados ao câncer, sobretudo no âmbito das relações cotidianas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.