UTILIZAÇÃO DO TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA COMO FORMA DE DIVULGAR A CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38208Palavras-chave:
encenações teatrais, divulgação científica, teatro científico.Resumo
Por meio deste texto apresentamos os resultados inerentes ao desenvolvimento de ações vinculadas a um projeto de extensão intitulado Show da Química: a divulgação científica por meio do teatro de temática científica. O projeto é decorrente de uma proposta desenvolvida por professores da Universidade Federal da Grande Dourados e teve como intencionalidade apresentar aos alunos da Educação Básica atividades lúdicas por meio de encenações de teatro, que tencionou potencializar o interesse em aprender ciências. Participaram deste projeto trinta alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, além de alunos vinculados ao programa de Pós-graduação em Química, do programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e além de quatro professores com formação na área de Ensino de Química. Como resultado foram elaboradas dez peças teatrais, encenadas ao longo de 29 apresentações em escolas da cidade de Dourados e de Mato Grosso do Sul, encontros de formação inicial e continuada de professores e abertura de eventos científicos. Compreendemos que o desenvolvimento das ações correlatas ao projeto potencializou o trabalho em ambas dimensões da formação de professores, inicial e continuada, oportunizando a apropriação da linguagem científica e dos diferentes saberes inerentes a ação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.