“SOU HOMEM! BEBI PARA NÃO ‘PAGAR’ DE BOBÃO: JUVENTUDE, CONSUMO E IDENTIDADE DE GÊNERO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34196Palabras clave:
Narrativas, Gênero, Juventudes, Consumo, Horário do recreio,Resumen
Quais os modos de ser garota e garoto na juventude? Que identidades esses jovens têm construídos na ocupação dos diversos espaços do recreio? Como tem sido essa ocupação: negociada, conflituosa ou tácita? Este artigo é parte da pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a relação entre juventude, consumo e gênero, com enfoque no cotidiano da escola, sobretudo na observação da ocupação dos espaços do recreio de garotos e garotas com idades entre 13 e 14 anos de idade, da turma do oitavo ano do Ensino Fundamental II, da “Escola da Praia”: uma escola da rede católica de ensino, na Zona Sul do Rio de Janeiro, próximo ao mar. Tomamos o referencial de Bakhtin, no que diz respeito à “dimensão alteritária” e, quanto a autores que discutem identidade, nos fundamentaremos basicamente em dois: Jonê Carlão Baião (2006), por auxiliar na compreensão das identidades como sendo constantemente negociadas, uma vez que são flexíveis e variáveis e; Guacira Lopes Louro (1997), por falar que as identidades estão sempre se construindo. Utilizamos como metodologia a observação com registros de áudio e vídeo de uma câmera e a narrativa descritiva dos dados coletados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.