ESTRANHOS NO NINHO: JUVENTUDE, CONSUMO E ESCOLA

Autores

  • Pedro Henrique de Oliveira de Souza Instituto de Biologia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Jacqueline Girão Soares de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34194

Palavras-chave:

juventude, identidade, consumo, escola

Resumo

Apresentamos um projeto desenvolvido por um grupo de pesquisa e extensão em educação ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que focalizou a relação de jovens com o consumo e as mediações realizadas pela escola. A partir de referenciais teóricos críticos e pós críticos sobre consumo e juventude, analisamos entrevistas de tipo grupo focal com estudantes, gestores, técnicos e docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Os entrevistados expuseram suas visões a respeito do consumo entre jovens, relataram atividades desenvolvidas na escola e revelaram seus sonhos e práticas de consumo. Os dados produzidos geraram reflexões sobre o aspecto geracional da problemática do consumo, as identidades juvenis e as ações da escola nesse contexto. Em diálogo com pesquisas sobre juventude, defendemos que os conflitos em torno da relação juventude/consumo têm relação com a dificuldade de se considerar os jovens como sujeitos sociais, capazes de interpretar e dar sentido ao mundo.

Biografia do Autor

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Didática

Faculdade de Educação

Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Souza, P. H. de O. de, & Lima, M. J. G. S. de. (2018). ESTRANHOS NO NINHO: JUVENTUDE, CONSUMO E ESCOLA. E-Mosaicos, 7(15), 33–48. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34194

Edição

Seção

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO