#CONECTE-SE, PARTICIPE E APRENDA HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE E CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ESPAÇO ESCOLAR EM CONTEXTOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33424Palavras-chave:
História ensinada, jovens talentos, tecnologia, aprendizagens significativas, redes sociaisResumo
O presente artigo apresenta resultados preliminares obtidos com a execução do projeto submetido à Faperj em 2017, intitulado História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia, voltado à inserção de estudantes do Ensino Médio em atividades científica na área da História, bem como problematiza os usos políticos das diversas mídias comunicativas, redes sociais e tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas atividades formativas do ensino do conhecimento histórico escolar, realizados pelos jovens participantes durante os encontros de orientação. Focaliza-se um conjunto de práticas construídas nesse contexto formativo, em que a colaboração, a empatia e o protagonismo desses sujeitos tornam-se elementos fundamentais para se pensar novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem da história escolar.
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