A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ABORDANDO COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29717Palavras-chave:
ensino de física, aprendizagem, experimentaçãoResumo
Num mundo onde a tecnologia se faz presente em cada instante na nossa vida, permitindo que qualquer informação chegue a nós em poucos segundos, a escola parece não trazer novidades ou despertar o interesse dos estudantes. Além disso, na maioria das situações, muitos dos conteúdos apresentados pelos professores não são conectados com a vida diária daqueles presentes em sala de aula. Uma forma de mudar esse cenário é buscar elementos que possam envolver os estudantes com os conteúdos apresentados, por meio de atividades nas quais eles estejam em uma ação mais ativa com o tema. Dentro dessa ideia, nesse trabalho é apresentada uma proposta de abordagem de comprimento, área e volume, visando fornecer o entendimento desses conceitos para a compreensão de grandezas físicas que fazem uso delas, por meio de práticas simples e que tornam os alunos elementos responsáveis pela sua própria aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.