A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PARA A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO TECNOLÓGICO

Autores

  • Angela Fernandes Melo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26618

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26618

O presente trabalho busca discorrer sobre a importância da Inclusão Digital dentro das escolas, criando oportunidades de uma interação entre alunos, professores e comunidade. E tem como objetivo geral analisar a forma de inclusão digital empregada nas instituições de ensino, envolvendo, como principal condição, o acesso ao exercício da cidadania dentro da sociedade moderna. O interesse pelo tema justifica-se pela preocupação de a exclusão digital ser a causa maior do analfabetismo tecnológico, ampliando as desigualdades, o que é uma violência velada. Trata-se de um estudo teórico reflexivo bibliográfico de cunho qualitativo, cuja escolha dos autores deve-se à natureza de suas experiências que falam sobre o uso da internet na educação como “interação humana”, a possível redução da massa de analfabetismo tecnológico e inserção dos sujeitos em programas que visam a inclusão digital nas escolas. Sua finalidade é abordar a inclusão digital, tendo como princípio a conscientização de que não se trata exclusivamente de disponibilizar computadores para o uso da comunidade, mas depende da forma como essa tecnologia é empregada e vem a atender às necessidades dessas pessoas ao acesso à informação e ao conhecimento dessa ferramenta. A inclusão digital ganha significação ao ser introduzida num ambiente escolar com perspectivas de novas oportunidades que visam melhorar a educação tornando-a de qualidade e para todos.

 

Recebido em: 01/08/2016 | Aceito em: 03/10/2016

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

MELO, Angela Fernandes. A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PARA A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO TECNOLÓGICO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 21–30, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26618. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/26618. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS