LIVRE EXPRESSÃO: A PERSPECTIVA FREINETIANA DE EDUCAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26616Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26614
Este texto foi elaborado a partir de anotações de estudos e de aulas das quais participei, tanto como estudante quanto como professor, em cursos de formação de professores, seminários e oficinas.
Há muito tempo estudo a vida e a obra desse educador francês, crítico da escola tradicional e reformulador das teorias da Escola Nova. Descobri que sua pedagogia e suas ideias e práticas são capazes de fomentar nas nossas cabeças de professores brasileiros uma verdadeira necessidade de fazer uma revolução nas nossas escolas. Dos pedagogos contemporâneos, sem dúvida, ele é o que mais nos oferece contribuições para reinvenção da escola. Suas ideias pedagógicas são inovadoras por sua dimensão social, explícitas na defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma sociedade. Sua pedagogia foi sendo tecida na perspectiva da construção de uma escola viva, ativa e dinâmica e, simultaneamente, contextualizada do ponto de vista social e cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.