O PANÓPTICO ESCOLAR, OU O TEMPO DISCIPLINAR: ELEMENTOS PARA UMA MICROFÍSICA DAS RELAÇÕES FETICHISTAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Sergio Ricardo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24820

Resumen

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24730

O presente texto busca analisar certos elementos do pensamento foucaultiano, que concorreriam para pensar-se uma "microfísica das relações fetichistas educacionais". Para tanto, pôs-se a reunir estes elementos a partir, principalmente, da obra Vigiar e Punir (1975), empreendendo-se o estudo no marco da emergência da "sociedade disciplinar" e que poderia estar em consonância com a produção temática das relações fetichistas modernas. Dentre os elementos desta busca para uma análise educacional estão o tempo e o Esclarecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-07-19

Cómo citar

OLIVEIRA, Sergio Ricardo. O PANÓPTICO ESCOLAR, OU O TEMPO DISCIPLINAR: ELEMENTOS PARA UMA MICROFÍSICA DAS RELAÇÕES FETICHISTAS EDUCACIONAIS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 62–73, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24820. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/24820. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS