PROFESSORES DE ARTE EM CONTEXTO INCLUSIVO: INTERVENÇÕES ESTÉTICAS PARA A MUDANÇA DE PRÁTICAS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24817Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24725
Busca-se compreender como os professores de Música e Artes Visuais, que atuam com crianças com deficiências sensoriais, visual e auditiva, fazem adaptações curriculares para inclusão em sala de aula promovendo condições de igualdade de acesso a todas as crianças da turma e, ao mesmo tempo, respeitando-se as diferenças. A abordagem da pesquisa é qualitativa, voltada para a interface com a Arte e Educação Especial. Os dados coletados, através de observações e grupos focais, foram sistematizados com protocolos de observação. A partir dos saberes criativos, éticos e estéticos, os professores foram estimulados a criar e adaptar materiais pedagógicos, gerando situações de aprendizagem para estudantes com ou sem deficiência. Acredita-se que a presente proposta qualifica o desenvolvimento de investigações com vistas a fortalecer uma política de pesquisa de caráter social e influenciar mudanças no currículo do ensino de Arte como também na perspectiva de inclusão.
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