PROFESSORES DE ARTE EM CONTEXTO INCLUSIVO: INTERVENÇÕES ESTÉTICAS PARA A MUDANÇA DE PRÁTICAS CURRICULARES

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
  • Regina Finck Schambeck

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24817

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24725

Busca-se compreender como os professores de Música e Artes Visuais, que atuam com crianças com deficiências sensoriais, visual e auditiva, fazem adaptações curriculares para inclusão em sala de aula promovendo condições de igualdade de acesso a todas as crianças da turma e, ao mesmo tempo, respeitando-se as diferenças. A abordagem da pesquisa é qualitativa, voltada para a interface com a Arte e Educação Especial. Os dados coletados, através de observações e grupos focais, foram sistematizados com protocolos de observação. A partir dos saberes criativos, éticos e estéticos, os professores foram estimulados a criar e adaptar materiais pedagógicos, gerando situações de aprendizagem para estudantes com ou sem deficiência. Acredita-se que a presente proposta qualifica o desenvolvimento de investigações com vistas a fortalecer uma política de pesquisa de caráter social e influenciar mudanças no currículo do ensino de Arte como também na perspectiva de inclusão.

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; SCHAMBECK, Regina Finck. PROFESSORES DE ARTE EM CONTEXTO INCLUSIVO: INTERVENÇÕES ESTÉTICAS PARA A MUDANÇA DE PRÁTICAS CURRICULARES. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 27–40, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24817. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/24817. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS