ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CAp-UERJ: FORMAÇÃO DO OLHAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Autores

  • Johannes Andreas Valentim

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118

As práticas contemporâneas da fotografia e da imagem em movimento configuram-se como uma linguagem universal dos tempos atuais e apontam para a necessidade de uma educação do olhar e de uma nova configuração da assim chamada “alfabetização visual”. Nesse sentido, o ensino regular da fotografia no ambiente escolar vem conquistando espaços e buscando suas metodologias próprias.

Há muitos anos, o CAp-UERJ se destaca como uma instituição onde práticas artísticas em suas várias manifestações são valorizadas e oferecidas como disciplinas curriculares desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Hoje, o ensino da Fotografia ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1o ano do Ensino Médio. Após uma breve reflexão sobre a natureza da imagem digital e seu distanciamento cada vez maior como registro do real, tratamos aqui do ensino da Fotografia no âmbito do CAp-UERJ e, de forma mais ampla, de alguns de seus desdobramentos na formação humanística dos jovens.

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Publicado

2015-07-04

Como Citar

VALENTIM, Johannes Andreas. ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CAp-UERJ: FORMAÇÃO DO OLHAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 27–38, 2015. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.17118. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/17118. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS