ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CAp-UERJ: FORMAÇÃO DO OLHAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118
As práticas contemporâneas da fotografia e da imagem em movimento configuram-se como uma linguagem universal dos tempos atuais e apontam para a necessidade de uma educação do olhar e de uma nova configuração da assim chamada “alfabetização visual”. Nesse sentido, o ensino regular da fotografia no ambiente escolar vem conquistando espaços e buscando suas metodologias próprias.
Há muitos anos, o CAp-UERJ se destaca como uma instituição onde práticas artísticas em suas várias manifestações são valorizadas e oferecidas como disciplinas curriculares desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Hoje, o ensino da Fotografia ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1o ano do Ensino Médio. Após uma breve reflexão sobre a natureza da imagem digital e seu distanciamento cada vez maior como registro do real, tratamos aqui do ensino da Fotografia no âmbito do CAp-UERJ e, de forma mais ampla, de alguns de seus desdobramentos na formação humanística dos jovens.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.