CONVERSA COM A EDUCADORA MATEMÁTICA BEATRIZ D’AMBROSIO: UMA CONSTRUTIVISTA RADICAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17112Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17112
Em 2013, quando a professora Beatriz D’Ambrosio realizou um semestre sabático, visitando a UNESP/Rio Claro e ministrou um curso intitulado ”Clássicos da Pesquisa na Educação Matemática Norte Americana”, eu estava presente em suas aulas assistindo como aluna ouvinte. Nesse momento conheci um pouco melhor a Bia – como gosta de ser chamada –, e suas ideias me fizeram perceber que estava no caminho certo quanto a minha escolha em fazer um doutorado em Educação Matemática. Foi então que a convidei para fazer uma entrevista para publicar na e-Mosaicos, pois queria que suas ideias fossem divulgadas na UERJ, uma das maiores universidades brasileiras e reconhecida por sua formação de professores, que se utiliza do CAp-UERJ como campo de estágio, pesquisa e extensão. Ela prontamente aceitou, mas por conta da falta de tempo, só conseguimos tocar esse projeto durante o XIV CIAEM (Congresso Interamericano de Educação Matemática), ocorrido no início de maio de 2015 na cidade de Tuxtla Gutierrez no México.
A professora Beatriz já trabalha nos Estados Unidos há mais de vinte anos. Hoje é professora titular do departamento de Matemática da Miami University, na cidade de Oxford, em Ohio. É reconhecida por seus trabalhos em Educação Matemática, focados principalmente na formação do professor-pesquisador da matemática viável de seu aluno.
Atualmente, a professora Beatriz, em conjunto com a profa. Dra. Celi Espasandin Lopes, está introduzindo um conceito novo na área de formação de professores no Brasil, a insubordinação criativa. Este tema está sendo discutido em uma série de livros organizados pelas duas professoras e que já conta com três volumes publicados pela Mercado de Letras.
A entrevista foi realizada a várias mãos pela linha de Matemática Lúdica do grupo de pesquisa GEMat-UERJ. Cada integrante do grupo teve a sua participação, seja na confecção das perguntas, na transcrição da entrevista ou na correção do texto. Gostaria de agradecer especialmente a Daniela Mendes Vieira da Silva, Flávia Streva Nunes, Shirlei Barros, Bruno Gonçalo Penedo Souza, Darling Domingos Arquieres e Carolina Azevedo França do Nascimento, por suas contribuições.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.