ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEITOS DE ECOLOGIA E EVOLUÇÃO MINISTRADOS ATRAVÉS DE OFICINAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.12990Abstract
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.12990
Ensinar ciências é privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem cognitiva. As oficinas de Ciências podem ser utilizadas como estratégias didáticas, pois constituem um mecanismo importante na construção de conhecimento. O principal objetivo do presente trabalho foi levar os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com idade entre 04 e 55 anos, a compreender conceitos de Ecologia e Evolução, através do desenvolvimento de Oficinas, realizadas em 2011 e 2012. Durante as atividades, a maioria dos alunos participou e se interessou. Entretanto, alguns pontos abordados provaram ser desconhecidos, principalmente para alunos do Ensino Fundamental, o que confirma o quanto o ensino da Evolução ainda precisa receber mais atenção nas escolas, assim como a Ecologia deve ser mais trabalhada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.