A TECNOLOGIA COMO SUPLEMENTO CURRICULAR: NOVAS POSSIBILIDADES PARA ALÉM DA FERRAMENTA EM SI

Authors

  • Ana Paula Pereira Marques de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.12831

Abstract

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.12831

O presente texto visa destacar as potencialidades da articulação entre currículo e tecnologia, de modo a instigar, nos profissionais de educação, reflexões acerca das possibilidades de um trabalho em sala de aula que extrapolem a utilização dos aparatos tecnológicos apenas como mais uma ferramenta. Assim, propomos a análise dessa articulação baseada no conceito de suplemento de Jacques Derrida, pois, sob o prisma da suplementaridade, significamos esse entrelace como uma produção de camadas de sentidos que se deslocam continuamente, acrescentando e modificando o conhecimento de um modo geral. Esse viés de análise nos permite inferir que a tecnologia é partícipe de um processo curricular compreendido como enunciação cultural. Assim, através das ambivalências, com base em Homi Bhabha, entendemos que os sentidos se hibridizam e simultaneamente se irrompem em múltiplas possibilidades, produzindo novas camadas de sentidos no movimento de significação entre currículo e tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-01

How to Cite

CARVALHO, Ana Paula Pereira Marques de. A TECNOLOGIA COMO SUPLEMENTO CURRICULAR: NOVAS POSSIBILIDADES PARA ALÉM DA FERRAMENTA EM SI. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 83–91, 2014. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.12831. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/12831. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS