INDICADORES DE SAÚDE E NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS DE IDADE: UMA REALIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL NA ATENÇÃO BÁSICA DE GOVERNADOR VALADARES-MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43464Palavras-chave:
Atenção primária em saúde. Aleitamento materno. Alimentação complementar. Lactente. Educação em saúde.Resumo
Este estudo objetivou analisar indicadores de saúde e nutrição em crianças menores de 2 anos de idade assistidas na atenção básica de Governador Valadares - Minas Gerais, para subsidiar a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Para o levantamento dos indicadores, utilizou-se o SISVAN–Web, de domínio público. A prática do aleitamento materno e da alimentação complementar de 301 crianças com menos de 6 meses de idade, e de 1.064 crianças entre 6 e 24 meses foram analisadas a partir dos dados do formulário de marcadores de consumo alimentar do SISVAN. Para o estado nutricional, analisaram-se 4.450 crianças menores de 2 anos, segundo o protocolo de avaliação antropométrica do SISVAN. A prática do aleitamento materno exclusivo correspondeu a um terço das crianças de 0-6 meses. A introdução de alimentos ocorreu entre 6-8 meses em um quinto das crianças. Nas crianças com idade de 6 a 24 meses, o aleitamento materno continuado foi de 54% e o consumo de alimentos ricos em ferro foi 21%; bebidas adoçadas foi 41%; de biscoito recheado e doces, 35%; de macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote, 34%. A maioria das crianças menores de 2 anos se encontravam eutróficas, contudo, o risco de sobrepeso foi verificado em um terço delas, e a altura muito baixa em aproximadamente um quinto delas. Conclui-se que o cenário atual subsidia esforços para a implantação da EAAB no município, uma vez que foram encontrados valores insatisfatórios e preocupantes de prevalência de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses e de aleitamento continuado entre 6-24 meses.
DOI: 10.12957/demetra.2019.43464
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.