DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores/as

  • Kelly dos Santos Gomes Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31340

Palabras clave:

Alimentação Escolar. Pesquisa Qualitativa. Educação Alimentar e Nutricional.

Resumen

Objetivo: Discutir o papel da merendeira no Programa Nacional de Alimentação Escolar, assim como suas possibilidades e desafios nas ações de Educação Alimentar e Nutricional. Metodologia: Pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de Grupo de Diálogos. O grupo estudado foi composto por 23 merendeiras de uma cidade da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Resultados e Discussão: O potencial educativo das merendeiras está apoiado nas relações de afeto que desenvolvem com os educandos e nas qualificações que realizam para desenvolver novas habilidades. Entretanto, a falta de tempo e de integração com a equipe escolar se apresentam como desafios para a realização da função educativa dessas profissionais. Conclusão: A função educativa da merendeira está permeada de possibilidades e desafios, sendo interessante valorizar seus aspectos potenciais para a Educação Alimentar e Nutricional e contribuir para a superação de seus desafios. Assim, será possível usufruir ainda mais do potencial educativo desse programa.

DOI: 10.12957/demetra.2018.31340

 

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Publicado

2018-05-21

Cómo citar

1.
Gomes K dos S, Fonseca ABC da. DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. DEMETRA [Internet]. 21 de mayo de 2018 [citado 2 de mayo de 2025];13(1):55-68. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/31340

Número

Sección

ARTÍCULOS DE TEMA LIBRE