INGESTÃO ALIMENTAR DE PACIENTES COM DOENÇA CELÍACA NO AMBULATÓRIO DE GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9660Palavras-chave:
Doença celíaca, consumo de alimentos, avaliação nutricional1 Kagnoff MF. Overview and pathogenesis of celiac disease. Gastroenterology. 2005 Apr, 128(4 Suppl 1), S10-8. 2 Thompson T. Thiamin, riboflavin, and niacin contents of the gluten-free diet, is thereResumo
Introdução: A doença celíaca é uma doença autoimune, desencadeada pela presença da gliadina do trigo e de proteínas da cevada e do centeio na dieta de pessoas susceptíveis a esta disfunção, sendo o trigo uma das principais fontes de vitaminas e minerais presentes na alimentação da população. O tratamento da doença celíaca é completamente dietético, razão pela qual o acompanhamento nutricional destes indivíduos é de grande importância, pois a não adesão à dieta pelo paciente pode levar a uma deficiência nutricional. São poucos os trabalhos no Brasil que abordam os aspectos nutricionais dos pacientes com doença celíaca. Objetivo: Avaliar o perfil da ingestão alimentar de pacientes com doença celíaca. Métodos: Foram avaliados 31 pacientes com doença celíaca e 31 indivíduos saudáveis na faixa etária de três a 23 anos. A amostra foi de conveniência. Para a análise de ingestão alimentar, foi realizado um questionário de frequência alimentar, registro alimentar e recordatório durante 24 horas. Resultados: De acordo com a ingestão alimentar, o consumo de calorias e lipídeos era maior no grupo estudo. A ingestão de carboidratos era maior no grupo controle. Apesar de haver diferença na quantidade ingerida, a proporção de indivíduos que atingiam a necessidade diária para vitaminas e minerais de acordo com as IDRs selecionadas dos dois grupos não apresentou diferença estatística. Conclusão: A dieta isenta de glúten não se mostrou prejudicial ao hábito alimentar dos participantes deste estudo. A composição da dieta dos pacientes com doença celíaca se mostrou semelhante à dieta de indivíduos do grupo controle. Não foram encontradas diferenças estatísticas entre a proporção de indivíduos com ingestão ideal, abaixo ou acima de vitaminas e minerais em ambos os grupos.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.9660
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.