Educação Alimentar e Nutricional como estratégia de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional: análise de ações divulgadas nas redes sociais de instituições não governamentais atuantes no combate à fome
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.83955Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Segurança Alimentar. Direito Humano à Alimentação Adequada. Redes Sociais On-line.Resumo
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento que busca promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis fundamentais para o acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada. Objetivo: O propósito deste estudo foi examinar e avaliar práticas de EAN divulgadas nas redes sociais de instituições que atuam no combate à fome, refletindo criticamente como os princípios do Marco de Referência em EAN se articulam com as ações divulgadas nessas plataformas, reconhecendo a importância política dessa análise para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Com a questão de estudo “De que forma práticas educativas associadas ao comer, divulgadas em redes sociais, estão alinhadas à princípios do campo político da alimentação?”, tomamos por base elementos pedagógicos de Paulo Freire para uma educação transformadora, enquanto suporte teórico crítico-reflexivo. Método: A presente pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter exploratório, tendo como lócus o Instagram de organizações e movimentos sociais com perfis públicos, selecionadas para análise de postagens de ações de EAN. Resultado: Foram encontradas 24 instituições que divulgaram diferentes iniciativas educativas e, a partir dos princípios de EAN, percebemos que, ainda que haja certa complexidade na implementação de hortas e atividades culinárias, práticas educativas mais recorrentes no estudo, essas ações fortalecem a materialização local de uma política universal. Conclusão: Na miríade de possibilidades de práticas educativas, compreendemos que aquelas que promovem pertencimento e experimentação dos sujeitos no cotidiano da vida carregam a potência de transformação, reafirmando a educação, especialmente, a alimentar, enquanto ato político, como alicerçado na perspectiva freiriana.
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